Revestimento Micro Fine 1700 - Talmax

Cod. de Referência: 670097
Cód Fabricante:
Embalagem com 100 sachês de 90g cada + 4 frasco de 473 ml cada.
R$1.339,00
12x de R$111,58 sem juros
Indicação

O Revestimento Micro Fine 1700 da Talmax é ideal para a fundição de diversas ligas e casos especiais de PPR (prótese parcial removível) convencionais e com encaixe. Ele pode ser aplicado em ligas não preciosas; ligas cerâmicas tilite; ligas metálicas Fit Cast-V, Fit Cast Titanium, Fit Cast SB Plus e Fit Cast Cobalto; metal amarelo não precioso e em ouro de baixa fusão.

Apresenta fina granulação, para um melhor controle total das inclusões, além de perfeita adaptação e reprodução fiel das margens cervicais de trabalho. O Micro Fine 1700 é referência em rapidez e segurança no processo de fundição, pois permite ao técnico a colocação do anel direto no forno à 750ºC e após 30 minutos a realização da fundição do metal.

 

Instruções de Preparo de Prótexe Fixa com o Micro Fine 1700

1. Em suas inclusões, não utilize anéis de ferro, PVC ou papel, pois não haverá compatibilidade da expansão do revestimento com os respectivos materiais.

2. Introduza em uma cuba, o líquido + água destilada e depois o pó. Misture aproximadamente 10 segundos, em seguida, espatule a vácuo ou manualmente por 40 segundos. Após a espatulação desligue a máquina para que o ar entre lentamente dentro da cuba. Em épocas de calor mantenha o líquido na geladeira e diminua o tempo de espatulação para 30 segundos.

3. Este revestimento depois de feita a inclusão, no anel de silicone ou de plástico, pode ser levado ao forno depois de 20 minutos (pacote de 90 g) em uma temperatura de 750º C, sem ocorrer riscos de trincas ou rachaduras nos anéis. Eleve e permaneça a temperatura em 950º C por 20 minutos. Em seguida, abaixe a temperatura conforme a liga a ser utilizada e faça a fundição.

IMPORTANTE: Quando os trabalhos forem confeccionados em um padrão de resina, o anel terá que ser colocado em uma temperatura inicial de 400º C, o qual deverá permanecer por 30 minutos. Eleve a temperatura para 950º C e siga as informações vistas anteriormente. TEMPO DE PRESA Deixe o revestimento secar no anel em uma temperatura de 22º C embaixo de uma lâmpada ou em uma estufa. Isso é necessário, pois este ambiente oferecerá maior resistência ao anel de revestimento.

Para anéis com:
- 90 gramas (1 pacote de revestimento): Deixe secar por 20 minutos.
- 180 gramas (2 pacotes de revestimento): Deixe secar por 45 minutos.
- 270 gramas (3 pacotes de revestimento): Deixe secar por 60 minutos.

 

Aquecimento do Anel

O revestimento em fase de presa tem um aquecimento de aproximadamente 80º C, este poderá ser colocado no forno mesmo estando quente, pois o processo químico que o revestimento se encontra não prejudicará a integridade física do material. Desta forma, recomenda-se utilizar ceras com alto ponto de fusão.

 

Técnica Especial para Fundição de PPR – Procedimentos com o Micro Fine 1700

1. Utilize para o local de duplicação do Silicone Master uma caixa plástica (similar às usadas para transportar aparelhos de contenção ortodôntica) ou uma moldeira superior não perfurada com uma fita ao seu redor para aumentar a área de duplicação. 

2. Após o preparo do Silicone Master com seu respectivo catalisador, derrame-o no local a ser duplicado. Em seguida, utilizando um pincel, passe o Silicone Master em toda superfície do modelo de gesso. Deixe o modelo levemente umedecido para evitar bolhas ao reproduzi-lo. 

3. Para a duplicação do modelo, vaze o Revestimento Micro Fine 1700 utilizando para um pacote de 90g, 11 ml de líquido e 11 ml de água destilada. Com um pincel médio passe o revestimento em toda a superfície do Silicone Master. Aguarde 40 minutos e remova o revestimento. Se preferir não será necessário dar o banho convencional de cera, apenas deixe o modelo desidratar por 20 minutos sobre uma lâmina de cera 7 no forno de anel em uma temperatura de 250 ºC. A utilização de um banho com líquido impermeabilizante oferece excelente resultado de adesão das ceras. Obs: O revestimento Micro Fine 1700 não toma presa corretamente quando vazado sobre hidrocolóides à base de Agar-Agar. 

4. Após o trabalho ter sido esculpido em cera, vaze o Revestimento Micro Fine 1700 utilizando para um pacote de 90g, 11 ml de líquido e 11 ml de água destilada. Espere 60 minutos de presa para anéis de 270gr, e coloque o anel no forno em uma temperatura de 400º C, sem necessidade de estágios eleve para 950°C e mantenha por 40 minutos, em seguida proceda à fundição.

Características

* Revestimento de fundição com alta resistência.
* Composição à base de quartzo e feldspato.
* Microgranulado, oferece maior fidelidade de detalhes ao trabalho.
* Permite a utilização da técnica de aquecimento rápido.
* Embalado com gás nitrogênio para conservação das propriedades.
* Permite colocar o anel direto no forno a 750ºC.
* Fundição pode ser realizada após 30 minutos. 

 

Propriedades Físicas e Químicas

* Consistência: 22 ml líq. para 90 g de pó. 
* Tempo de Trabalho: 6 minutos à 72º F ou 22º C. 
* Tempo de Presa Inicial: 9 minutos à 72º F ou 22º C. 
* Tempo de Presa Final: 15 minutos à 72º F ou 22º C. 
* Expansão de Presa: 1,4 %. 
* Expansão Térmica: 1,8 %. 
* Expansão Total: 3,2 %. 
* Temperatura da expansão térmica: 90% ocorre em 550º C. 
* Feldspato: 50%. 
* Quartzo:  30%. 
* Fosfato: 10%. 
* Agentes Comprometedores: 10%.